data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: João Alves (Prefeitura de Santa Maria)
Após o protesto na manhã desta terça-feira em frente à prefeitura, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu representantes dos setores do comércio de alimentos, bebidas, eventos e quadras esportivas para uma reunião.
Os manifestantes apresentaram reinvindicações sobre a forma de funcionamento dos estabelecimentos durante a pandemia, principalmente à noite. O decreto atual determina o fechamento das atividades consideradas não essenciais das 20h às 5h em todo o Rio Grande do Sul. Já as autoridades públicas presentes, por sua vez, esclareceram detalhes sobre a restrição de horários, sistema de cogestão e abordagens da equipe de fiscalização.
Participaram da reunião os empresários Rogério Busatto, Wilian Kirst, Ricardo Tourrucoo, Luciane Dornelles e Sabrina da Trindade. Além de Pozzobom, o vice Rodrigo Decimo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, e o assessor superior, Guilherme Cortez representaram o Executivo no encontro.
Projeto que autoriza compra de vacinas contra a Covid-19 é aprovado pela Assembleia
Ainda em fevereiro, a prefeitura havia publicado um decreto que ampliou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e trailers para ingresso de clientes das 8h às 23h, com consumo até a meia-noite, e a possibilidade de até seis pessoas por mesa. Entretanto, a situação epidemiológica constatada no território gaúcho, que aponta para o crescimento do número de hospitalizações, internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), casos e óbitos pela Covid-19, fez com que novas limitações fossem impostas por decreto estadual, válido até, pelo menos, 1° de março, que precisa ser cumprido pelas cidades.
Durante o protesto, entre o final da manhã e início da tarde, o trânsito ficou bloqueado nas proximidades da prefeitura.
SÉRIE DE REUNIÕES
O encontro com os empresários deu sequência à série de reuniões que a prefeitura tem feito nesta semana para tratar de estratégias de combate ao avanço do coronavírus. Na manhã desta terça, o prefeito Jorge Pozzobom e outros membros da administração municipal se reuniram com um grupo de gestores de hospitais privados e médicos infectologistas para discutir a evolução da pandemia. Na segunda-feira, a conversa foi com integrantes dos órgãos de segurança pública que compõem a força-tarefa de fiscalização.
De acordo com a assessoria da prefeitura, o objetivo das reuniões é, entre outros aspectos, estabelecer maneiras pelas quais a população possa entender um novo comportamento do vírus, que, segundo informam especialistas, tem infectado pacientes cada vez mais jovens, que apresentam sintomas mais graves, reforçando a necessidade de cuidados com a saúde por parte dos cidadãos.